segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Clube de Astronomia de Maceió completa 1 ano

Em setembro, o Clam realizou uma retrospectiva das atividades realizadas nesses doze meses

Durante uma volta do planeta Terra em torno do Sol, o Clube de Astronomia de Maceió (Clam) realizou nove seminários, participou de mais de dez atividades de divulgação da astronomia, em Maceió e outras cidades, e já saiu até na TV (se você não viu, vai ver agora), além da ajudar rotineiramente o Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL).

No sábado 17 de setembro de 2016, apresentamos um seminário especial contando essa trajetória. A gente se surpreende no processo de reunir todos os registros de nossas atividades: vemos quanta coisa já fizemos, e ao mesmo tempo, o quanto ainda pode ser feito. A primeira reunião oficial aconteceu em 21 de setembro de 2015 e, de lá pra cá, agregou quase 20 membros. A maioria de nós somos estudantes, do ensino médio e superior - alguns, inclusive, acabaram de concluir suas faculdades.



O clube é maceioense, mas já esteve em outros sete municípios alagoanos, ajudando a operar o planetário móvel da Usina Ciência (da Ufal), fazer observações públicas, ministrar seminários, levar exposições. Já preparamos alunos do Ensino Fundamental para a Olimpíada Brasileira de Astronomia, a OBA; e representamos Alagoas no Encontro de Astronomia do Nordeste, em maio deste ano, compartilhando os resultados das nossas pesquisas em astronomia.

A mídia local cobriu as atividades que o OAGLL desenvolveu, em parceria
 com o Clam e a Usina Ciência, durante o Dia Mundial da Astronomia
(confira a reportagem)

A TV Pajuçara fez uma reportagem sobre o integrante José Cláudio, que
constrói telescópios artesanais e divulga a astronomia em sua comunidade
(confira a reportagem)


Agradecemos a cada um dos membros e parceiros do Clam: Antonio Marcos, Bruno Bianchi, Franklin Santos, Genisson Panta, Igor Lucas, João David, João Victor, José Cláudio, Matheus Einstein, Mauro Soares, Myrna Elis, Paula Souza, Pedro Barros, Roberta Dias, Rose Dias, Samara Monteiro, Wadd Franklin e os professores Adriano Aubert e Charles Magalhães, especialmente ao Adriano, que deu o maior apoio para a criação do grupo e acompanha atenciosamente até hoje todas as nossas atividades.

Se quiser conhecer mais de perto o que fazemos e participar de nosso grupo, visite as observações públicas do OAGLL, todas as terças, quintas e sábados, das 19h às 22h. O Observatório fica no CEPA, logo após o colégio Laura Dantas. E fique tranquilo, apesar do nome, o Clam não é um "clã" seleto: não temos restrições, nem ritos de iniciação. ;-)

Pedro Barros, jornalista e membro do Clam

Nenhum comentário:

Postar um comentário